E a experiência começou bem antes…

DSC02241

Este ano resolvi visitar à Ásia, um destino quase óbvio quando pensamos na cultura milenar do bem receber. Decidi levar desta vez nossos consultores de Relações Públicas – Stefânia Valle – e de Marketing – Otávio Ribeiro Valle, podendo assim ter diferentes visões e aplicações desta viagem de benchmarking.
A Exxmartt tem em seus propósitos o bem receber, encantar e ensinar. Por isso, e no sentido de exercitar a razão de ser da empresa, fui à Europa nmapa japao + koreao final do ano passado para conhecer alguns dos principais pontos de experiência de marca in loco, como Heineken Experience, Cadbury World, Autostadt dentre outros – que iremos compartilhar mais pra frente no blog.

Foram quase 6 meses de preparação, desde a escolha das empresas a serem visitadas, até a logística da viagem. Optamos por visitar desta vez a Coréia do Sul e o Japão. A China, por sua complexidade, tamanho e dificuldade, será tema de uma viagem exclusiva.

Ficamos parte destes 180 dias debruçados em pesquisa na Internet, ora buscando informações sobre as empresas e o que elas tinham a nos mostrar, ora desenhando nosso roteiro de avião, trem, ônibus (ou taxi) e até mesmo a pé. Trocamos inúmeros emails, alguns nunca foram respondidos (não nos pareceu hábito dos asiáticos). Fizemos algumas ligações, parte durante as madrugadas (o fuso foi um complicador) e muitas vezes não nos entendíamos com os contatos das empresas – o inglês ou a falta de domínio do idioma foi a principal dificuldade. O primeiro obstáculo foi arranjarmos passagens e hotéis, visto que em Dezembro, acontece no Japão o Mundial da Fifa, com a participação do Corinthians. Também tivemos dificuldade nos agendamentos. Na Europa, eles são, na maioria das vezes, feitos por um sistema online muito fácil e didático gerando comprovantes que nos deixavam muito tranquilos

mapa japao km

Na Ásia, por sua vez, o agendamento é feito por email e às vezes somente por telefone. Tours em inglês também não acontecem todos os dias. Geralmente são oferecidos somente uma vez por semana. Na Coréia a situação ainda piora. Praticamente não obtive respostas de nenhuma das minhas solicitações e resolvi contar com a sorte e que os concièrges do Hotel nos ajudassem in loco.

Enfim, a preparação foi bastante trabalhosa e foi, por si só, uma grande aventura.Nos próximos posts contaremos mais como se deram tais experiências.

Gustavo Youssef, ou melhor Gusutabo Yusefu, como sou conhecido por aqui.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s