Toshiba x Exxmartt: relações diplomáticas?

toshiba5Quando se fala de cerimonial e protocolo logo nos vem à mente os eventos governamentais.

Surgem cenas de posses de presidentes, de datas nacionais, e até dos famosos e exuberantes casamentos reais. Também, podemos pensar em chamadas “frescuras” das cerimônias oficiais: precedência, composição de mesa, disposição de bandeiras, respeito às diferenças culturais etc.

É costume associar cerimonial e protocolo somente às relações governamentais e diplomáticas.

Nos últimos anos, já me relacionando com a Exxmartt, experimentei a DIPLOMACIA CORPORATIVA – tão necessária no sucesso da internacionalização das empresas e nos relacionamentos com seus diversos stakeholders – e o uso privado das técnicas de cerimonial e protocolo.

Nossa vinda à Ásia, então, tinha também um pouco de nosso interesse em conhecer mais profundamente e experimentar a cultura de um povo, que por estar tão distante, às vezes é tão pouco entendido e respeitado por nós ocidentais, e assim exercer em nosso trabalho os protocolos corretos.

Um de nossos destinos foi o Toshiba Science Museum, na cidade de Kawasaki, museu de uma das gigantes japonesas, fabricante global de eletroeletrônicos nas categorias de produtos digitais, aparelhos eletrônicos, sistema de infraestrutura e eletrodomésticos.

O site do museu – super completo por sinal – nos pedia que enviássemos nossa solicitação de visita por email e informássemos, além de data e horário de preferência, apenas quantas pessoas faziam parte do nosso grupo, qual nosso país de origem e se precisávamos de um tour em inglês.

Visita confirmada pela Toshiba, lá fomos nós.

Ao chegarmos à portaria da empresa, onde fica o museu, fomos bem atendidos pela Segurança que, em inglês – coisa rara no Japão -, nos indicou o caminho.

Já na recepção do museu fomos surpreendidos ao nos depararmos com 3 bandeiras: Brasil, Japão e Toshiba.

IMG_6557

A recepcionista – super bem uniformizada, hábito local – nos perguntou se éramos do grupo da Exxmartt e logo depois veio nos recepcionar o sr. Noda que nos levou para uma sala de reunião (não comentamos nada mas, certamente, Gustavo, Otávio e eu nos perguntamos o que aquele senhor queria conosco).

Na sala para qual ele nos encaminhou, mais uma vez encontramos a bandeira de nosso país e havia 3 lugares à mesa com materiais da empresa (relatório anual, folder institucional e caneta).

Eis que o sr. Noda se apresentou. Nada menos que o gerente geral do museu e estava ali pois é responsável por receber e apresentar a empresa para estrangeiros e visitantes especiais. Ele gentilmente nos perguntou qual era o motivo de nossa visita. Só então, depois de entender muito bem seu público, iniciou a apresentação simples, clara e objetiva sobre a empresa e museu com foco em atender às nossas expectativas. Exibiu um belo vídeo institucional e nos entregou à monitora de visitas, Kuga.

toshiba3

A monitora nos mostrou todo o museu durante 1 hora. Vimos muita coisa, principalmente inovações tecnológicas que relataremos em outros posts.

Passado este tempo, voltamos à sala de reunião onde respondemos a uma pesquisa de satisfação bastante bem planejada e nos dirigimos à saída.

toshiba4

Pois lá estava mais uma vez o sr. Noda que nos perguntou se tínhamos gostado do tour e se despediu da gente. Pedimos que chamassem um táxi, agradecemos muito a gentileza com a qual fomos recebidos na empresa e fomos para a porta de saída esperar o carro.

Quando o táxi chegou e estávamos entrando no carro, a monitora que nos acompanhou durante todo o tempo em que estivemos nas dependências da empresa foi até a porta e, segurando as bandeiras de nossos países – Japão e Brasil -, acenou. Uma cena curiosa e enriquecedora, sem dúvida.

Saímos de lá nos sentindo verdadeiros chefes de Estado.

Stefânia Valle

 

Toshiba Science Museum

http://museum.Toshiba.co.jp/about_us/index.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s