The Best Auto Machine

The Best or Nothing, The Ultimate Driving Machine e Das Auto.

Quem entende um pouco do setor automobilístico já identificou os slogans acima. Respectivamente, Mercedes-Benz, BMW e Volkswagen, os três grandes grupos fabricantes de automóveis da Alemanha. Com estes slogans, também, dá para perceber que auto estima não é um problema para as marcas alemãs, todas elas têm certeza da qualidade dos seus produtos e da reputação que construíram.

Em dezembro de 2011, na primeira primeira viagem de benchmarking estruturada da Exxmartt, tive a oportunidade de visitar essas três gigantes alemãs e pude comprovar ao vivo seus slogans. Além do interesse pessoal por carros, desde julho daquele ano, a Exxmartt é a responsável pelo Programa de Visitas Volkswagen. Mais que natural, então, visitar sua matriz e principais concorrentes.

E, para minha surpresa, comprovei muito mais que os slogans, pois estas marcas não se limitam a mostrar seus processos produtivos num simples plant tour. Nos fazem viajar pela história do século XX com seus acervos de automóveis antigos e icônicos, demonstram toda  tecnologia através de games, projeções mapeadas, vídeos 3D e outros gadgets ou mostram toda a sua grandiosidade num verdadeiro parque de diversões da mobilidade.

A Mercedes focou seus esforços em mostrar ao público seu legado e sua memória. Seu museu, em Stuttgart  (www.mercedes-benz-classic.com), além de ter design de tirar o fôlego, consegue demonstrar o pioneirismo da empresa – com Karl Benz e os primeiros automóveis-, sua importância na sociedade – com exposições de caminhões, ônibus e carros oficiais de diferentes épocas -, e ainda, tratar sobre Sustentabilidade num Hall dedicado somente ao assunto. Para completar, o museu conta com um andar totalmente dedicado ao automobilismo onde os fãs do esporte simplesmente piram.

Imagem

Imagem

Imagem

O formato arquitetônico do Museu é espiral. Logo ao entrar, o visitante é  encaminhado a um elevador em forma de cápsula e, como se voltasse no tempo, ao sair dele, se depara com um cavalo branco empalhado, representando, de uma maneira bem sutil, a mobilidade urbana antes de Karl Benz. O visitante então segue pelo museu num caminho lógico onde o acervo da Mercedes é mostrado em paralelo aos grandes acontecimentos do século XX.

Destaco aqui a abordagem com as grandes guerras, quase uma retratação pública da empresa.Imagem

A BMW já traz um enfoque diferente. Apesar de também possuir uma história rica,  seu foco é nas inovações tecnológicas. Em Munique, sua sede, a empresa mantem um showroom (BMW Welt), com todos os automóveis que hoje são comercializados e também mostra, com o auxílio de muita tecnologia, o funcionamento dos motores, pistões, câmbio, e outros componentes de veículos.

Imagem

Logo colado ao Showroom, encontra-se o ponto de partida para a visita à fábrica, que necessita ser agenda com antecedência (por telefone +49 (0)89 125016001 ou por email no infowelt@bmw-welt.com). A visita é muito bem conduzida, levando-se em conta quesitos técnicos que a Exxmartt considera importantes como elementos visuais bem colocados, apoio tecnológico, roteiro bem escrito, monitor muito bem treinado e cordial, e apresentação pessoal impecável.

Imagem

A BMW ainda conta com um museu que retrata a história da marca e a evolução dos 90 anos de produção dos veículos. O museu apresenta as inovações tecnológicas ao longo dos anos, protótipos futuristas, destacando temas específicos que iniciaram no passado, se mostram no presente e inspiram o futuro. A arquitetura brinca com a  ideia de mobilidade urbana, o museu tem em seu entorno ruas, praças, pontes, casas e um terraço que levam o visitante para dentro dele. No interior, o piso é constituído por um asfalto especial lembrando uma estrada.

Imagem

A Volkswagen é um caso à parte. Além de praticamente ter a sua própria cidade, Wolfsburg, que vem até com um time de futebol de brinde, o Grupo mantem a Autostadt, que é um verdadeiro parque de diversões do automóvel, com uma estrutura que ultrapassa os 6 km de extensão.

Imagem

A Autostadt tem um museu multimarcas de carros antigos, um museu da mobilidade, pavilhões das marcas do grupo – Audi, Lamborghini, Seat, Skoda e Volkswagen – e dois armazéns verticais moderníssimos onde o consumidor retira seu veículo, fazendo daquele momento uma verdadeira experiência.

Imagem

Logo ao lado, há a fábrica da Volkswagen que pode possível ser visitada. Não é necessária reserva, os horários são pré-agendados e compra-se o ticket, na recepção principal da Autostadt, de acordo com a disponibilidade. A visita é feita em um veículo especialmente desenvolvido pelos engenheiros da Volks, que possui equipamento de áudio e vídeo acoplados. Dura cerca de 20 minutos e acontece somente durante a semana, em horário comercial.

No museu da mobilidade destaco o vídeo exibido que mostra, com muita franqueza, o papel do automóvel na sociedade, seus aspectos positivos e negativos. Há também uma área dedicada à Sustentabilidade denominada Level Green, que demonstra de maneira muito interativa e tecnológica o impacto dos automóveis e das pessoas no meio ambiente, ensinando lições básicas de como podemos minimizá-lo.

Para essas grandes marcas, ter um museu, um showroom ou uma boa visita à sua fábrica nas suas sedes é mais do que natural. Afinal, passar por Wolfsburg na Alemanha, e não associá-la à Volkswagen é impensável. Andar pelas ruas de Munique e ver o grande símbolo da BMW exposto no alto do prédio aguça a curiosidade de qualquer amante de carro. Isso para não falar no prédio do Museu da Mercedes em Stuttgart cujo design é praticamente magnético, e que aliados à sua história de pioneirismo e aos feitos nos automobilismo fazem de lá um ponto turístico fortíssimo.

O Brasil é um dos principais mercados automobilísticos do mundo. E boa parte das grandes marcas já se estabeleceram aqui com suas plantas fabris. Algumas automobilísticas, como a Volkswagen, já fazem como suas matriz e abrem suas portas. É questão de tempo para que todas descubram o quão importante é abrir as portas aos consumidores para reforçar os atributos de marca, tradição, história, diferenciais produtivos e tecnológicos. E manter relacionamento mais próximo com os públicos da empresa, como concessionários, familiares, novos colaboradores, jornalistas, fornecedores  entre outros.

 Gustavo Youssef

Anúncios

Uma resposta para “The Best Auto Machine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s