Chocolate experiences

Passada a Páscoa, data preferida dos chocólatras, vale falar de experiências corporativas oferecidas pelas fábricas de chocolate pelo mundo.

Grandes marcas produtoras da iguaria costumam fazer uso da história do chocolate – que remonta às civilizações antigas, mais de 1000 a.C – e proporcionam verdadeiras aulas sobre a evolução do desejado alimento, paralelamente à história da Humanidade.

No Brasil, em Gramado – RS, a Chocolates Caracol permite ao visitante viajar no tempo, para a época dos Astecas, contando desde a história do Deus Quetrzalcoatl (que teria oferecido o cacau como dádiva àquela civilização) até a conquista das civilizações pré-Colombianas pelos espanhóis e como o chocolate foi levado para a Europa.

Há ainda outras iniciativas como o ‘Chocotour’ da Garoto, em Vila Velha – ES, onde o visitante conhece o processo produtivo e, principalmente, como são selecionados na caixa os famosos bombons sortidos. É o 2º destino mais visitado do Espírito Santo.

Mais recentemente, a Nestlé criou o ‘Chocolovers’ em sua fábrica em Caçapava, no Vale do Paraíba, São Paulo.Lá a experiência é lúdica e interativa. São mais de 1,2 km de corredores por dentro da fábrica, envelopados com a história do chocolate e atividades para as crianças.

Fora do Brasil existem muitas iniciativas do tipo. Em nossa viagem de benchmarking à Europa pelo Exxmartt Corporate Experiences World Tour, visitamos o Cadbury World em Birmingham na Inglaterra. Além da história do chocolate, contada em ambiente cenografado, o tour é bastante interativo e tecnológico. É possível tornar uma fotografia sua em chocolate que se pode levar para casa. Quando a história da empresa é narrada, o discurso se volta aos adultos, mostrando o quanto avançada a Cadbury’s foi na evolução dos direitos trabalhistas de seus empregados, logo após a Revolução Industrial.

Na Suiça, chama a atenção a visita à Maison Cailler, uma fábrica de 1819, a 1ª a adotar o leite na produção de chocolates, mudando definitivamente o conceito de produto. Hoje pertencente à Nestlé, a visita acontece na cidade de Broc.

Em Colônia na Alemanha, a Lindt, empresa parceira da Exxmartt, patrocina ‘The Chocolate Museum’ (a empresa mantem também factory tour em sua sede em Zurique). No museu, chamam a atenção uma escultura feita de chocolate da catedral de Colônia e uma linda fonte de chocolate, onde os visitantes podem realizar uma deliciosa degustação.( Veja o vídeo aqui)

Talvez a maior das iniciativas nesse sentido é a da Hersheys, cujos pontos de experiência ‘Hersheys Chocolate World’ podem ser visitados em 5 endereços nos Estados Unidos, 2 na China, 1 no Canadá e em outro Dubai. O mais importante, no entanto, fica em sua sede, na cidade de Hershey na Pensilvânia, o ‘Tour Omnimover Dark Ride’, uma experiência comparável a qualquer atração da Disney sobre o processo produtivo da empresa.( Veja outro vídeo aqui)

Há ainda muitos outros endereços que cultuam o produto pelo mundo, resgantando em nossas memórias a “Fantástica Fábrica de Chocolate” que todos nós gostaríamos de visitar. Delicie-se.

Escrito por: Gustavo Youssef

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s